Postado por : Joathã Andrade sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Sinopse:Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.



INOCENTE E SOMBRIO


“– Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.” [p. 129]

Resenha:

Neil Gaiman é fantástico. É uma narrativa curta com uma história grandiosa, uma história que parece simples mas é complexa e deixa mais duvidas ao final do que explicações.Tem muito de auto-biografia, o fato do personagem não ter nome. 
Os pensamentos da criança são ótimos e demostra realmente como somos ingênuos na infância. 
A história do livro começa com o protagonista, um homem de meia idade( e sem nome, sim no final do livro me dei conta disso) voltando a região onde passou uma parte marcante da infância.
Tentando então  resgatar lembranças esquecidas ele retorna a casa onde morou, mas ela já não é mais a mesma e em nada ajudou nas recordações.
Assim ele foi em direção a fazenda no final da rua onde conheceu Lettie aos 7 anos.
O livro é narrado em 1° pessoa pelo garoto e ele tem sete anos de idade então apesar de ser um livro adulto de Neil Gaiman ele tem uma linguagem bem fluída, o fato do livro ser narrado por uma criança dar para a narrativa aquele toque de pureza de inocência de alguém que ainda esta descobrindo o mundo,a criança que narra a historia é um leitor voraz e muitas vezes durante a historia ele fala sobre livros, e alguns momentos quando ele esta com medo, quando ele esta inseguro, quando ele esta se sentindo sozinho ele pega um livro e ler, os livros são uma espécie de de companhia para ele. 
Gosto de autores como o Gaiman, que tratam a infância sem romantizações, com temas ora ternos, ora melancólicos.
“Foi nisso que pensei no começo, enquanto ele me empurrava para dentro da água, mas então ele empurrou um pouco mais, afundou minha cabeça e meus ombros na água gelada, e o pavor mudou de natureza. Pensei: Eu vou morrer.” [p. 87]
Apesar de toda a sua complexidade, essa é uma história muito pura. Com personagens muito peculiares e ao mesmo tempo muito simples.
“Eu ficaria aqui até o fim dos tempos, num oceano que era o universo que era a alma que era tudo o que importava. Eu ficaria aqui para sempre.” [p. 165]
Maravilhoso! Não tenho palavra melhor pra definir esse obra. Eu demorei um pouco para terminar, é verdade, mas única e exclusivamente porque eu não queria que acabasse. Infelizmente acabou.

Deixe seu comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -