Postado por : Joathã Andrade terça-feira, 14 de maio de 2013



Sinopse: A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.
Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.




Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro.

Resenha:
Sempre me atraiu livros que retratam ou tem como plano de fundo a segunda grande guerra eu nunca tinha lido uma história tão real da época. Thomas Keneally conseguiu escrever uma história de modo delicado e sendo extremamente cuidadoso para que nenhum fato irreal fosse narrado. 

Por páginas e mais páginas acompanhamos Oskar Schindler, um homem de negócios que aproveitou a guerra para fazer dinheiro. Mantendo bons contatos a base de muitos presentes caros e luxuosos embora ele  não se encaixar em nenhum grupo. Não é nazista declarado e nem um militante pró judeus. Ele assiste com dúvida e sentimentos otimistas essa caça aos judeus. Em 1940 Oskar Schindler achava que era só eles se manterem fortes, saudáveis e longe de encrencas para sobreviver, mas os anos foram passando e do mesmo lugar de expectador ver-se horrorizado as constantes aktions no gueto de judeus de Varsóvia. 

Quando a fábrica começa a perder funcionários constantemente os nazistas surgem com a solução final Schindler com ajuda (muito bem paga) de Amom Goethe faz um feito inacreditável. Ele consegue resgatar 300 mulheres de Auschwitz! Comovente a história de Schindler. Os planos de mudar a rota dos comboios de judeus que iam de Varsóvia para Auschwitz eram audaciosos. Com muita coragem, contatos decisivos e a certeza de que aquilo era o correto Oskar salvou mais de mil judeus da morte certa. Com cabanas no fundo de sua fábrica ele abrigou e com a ajuda da esposa cuidou e alimentou dos judeus antes de eles irem em segurança para outros países.

A narrativa do livro é bem diferente o autor parece estar sentado na nossa frente contando aquela história. A princípio achei meio cansativa, mas ao passar das páginas a história vai ficando tão interessante que você nem percebe a forma narrativa. As descrições tão nítidas dos absurdos da SS são fortes e muito benfeitas. Acredito que parte disso se deve aos depoimentos que o autor coletou dos sobreviventes. Quem sobrevive a aquilo tudo com certeza não esquece.


“A lista de Schindler” sem duvida um livro fantástico que procura resumir o que foi o Holocausto visto por dentro dele. Thomas Keneally se mostrou um autor extraordinário.
Recomendo a todos.

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Excelente dica de leitura. Por enquanto apenas olhei o filme, mas com certeza o livro me interessa muito. Adorei vê-lo aqui, me lembrou de colocá-lo na lista de desejados, hehehe. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita? Gosto de histórias que se passam durante a Segunda Guerra, então, esse livro me chama muito a atenção.

    Beijos
    Mariana | http://www.semquerermeintrometer.com/

    ResponderExcluir
  3. Ja vi o filme mas nunca li o livro,Acho q vou ler esse livro pra saber se e igual ao filme,as vezes tiram muita coisas do filme ou colocam coisas q n acontecem no livro isso me dar uma raiva.

    ResponderExcluir
  4. São excelentes, tanto o livro quanto o filme. Ambos retratam de forma clara e precisa a forma utilizada pelo autor para demonstrar como pessoas influentes podem minimizar a dor e o sofrimento de seus semelhantes.

    ResponderExcluir

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -