Postado por : Joathã Andrade domingo, 2 de dezembro de 2012





A nova obra do escritor italiano Umberto Eco, O Cemitério de Praga, é feita sob medida para aqueles conheçedores nos demais livros do autor e interessará também aos que gostam de ação, conspirações, suspense, história, espionagem, segredos. O protagonista, Simone Simonini, é um piemontês sem caráter, falsificador, agente duplo sem escrúpulos. Ele é vítima de pequenos lapsos de memória quando parece que tem um “duplo”, o abade Della Piccola (serão uma só pessoa?). A trama é apresentada ora pelo narrador, ora por uma ou outra das personalidades do herói sem bandeira. As ações são centradas na Paris da segunda metade do conturbado século XIX europeu, com breves passagens por Turim e por Palermo.

O tema central são as conspirações antissemitas, como a gênese da obra forjada Os Protocolos dos Sábios do Sião. Esse antissemistimo fica lembrado no título do livro, referência ao famoso cemitério judeu de Praga. Ao longo da narrativa aparecem temas já abordados antes por Eco: sociedades secretas, a Maçonaria, os jesuítas e, ainda, a história italiana. Ali se degladiam espiões e heróis franceses, russos, prussianos, garibaldinos, mazzinianos, carbonários, etc, tudo isso permeado de secularistas, monarquistas, republicanos e religiosos. Uma característica notável desse romance é o fato que todas personagens são reais, existiram mesmo, exceção feita ao imaginário Simonini / Della Piccola.

Comparando com outras obras do autor, no início da leitura a história pode soar “italiana” demais, feita para italianos, como A Misteriosa Chama da Rainha Loana. Depois vêm atrativos na forma de conspirações, mistérios e suspense como emO Pêndulo de Foucault, citações históricas de fatos e personagens como em A Ilha do Dia Anterior. Há um mergulho no misterioso mundo da religião como em O Nome da Rosa, sem, porém, os exageros fantasiosos de Baudolino.

Deixe seu comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -