Postado por : Joathã Andrade sábado, 23 de março de 2013



Sinopse :O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. 


Uma historia profunda sobre amizade, traição e principalmente, redenção.



Resenha:

A amizade, em seu mais completo sentido. Duas vidas  totalmente diferentes. Amir é filho de um pai rico, cuja mãe morreu no parto, com um sobrenome respeitado, uma boa educação e que sonha ser um grande escritor. Hassan é um hazara, uma casta minoritária no país, muito descriminada e pobre, e é filho do empregado da casa de Amir. Eles são amigos desde que nasceram, unidos como irmãos, e nunca se separavam. A narrativa se passa em Cabul, no Afeganistão, desde a monarquia até o início da república, que trouxe o Afeganistão de hoje: com vários conflitos armados.
Em um campeonato de pipas em 1975 algo terrível acontece com Hassan e Amir, que presencia a cena de violência escondido, mas não o ajuda quando o amigo mais precisa, o melhor amigo que sempre o defendeu de confusões. Amir foge dali, mas nunca superou o que presenciou e a consciência do erro cometido. São muitas as consequências do caminho que seguiu: muita coisa do seu mundo dependia de um garotinho espiando um beco atrás de um muro naquele dia. Amir acusa Hassan de roubo, coisa que sabia que seu pai jamais perdoaria, para que Hassan e seu pai fossem embora daquela casa.
Anos depois, o Afeganistão entra em guerra e Amir e seu pai fogem para os Estados Unidos. Finalmente longe de sua terra natal, Amir procura sepultar o passado, que há tanto tempo o sufoca, e tenta ser feliz. Mas o passado procura Amir através do telefonema de um amigo de Cabul, Rahim Khan, antigo sócio de seu pai. Amir, que nunca deixou de se sentir um covarde, parte para o Afeganistão em busca de seu passado e tentar compensar algo que aconteceu há muito tempo.
O livro é um tapa na cara de pessoas que estão acostumada com um finais feliz.Tendo como tema central a amizade entre Amir e Hassan, duas crianças que vivem em mundos opostos em um país cheio de costumes e crenças. Apesar de todas as diferenças possíveis na sociedade preconceituosa afegã, a amizade dos dois era inabalável - até aquele inverno de 1975.
O que afasta a maioria das pessoas de terminar o livro é a injustiça. Acho que só o terminei por já saber o que aconteceria. 

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Esse livro realmente me marcou. Foi o único livro que realmente me fez chorar. Aquela cena da carta é muito forte. Fiquei dias só pensando na história. Já A Cidade do Sol, do mesmo autor, não achei tão bom. Achei forte também, mas não me atingiu tanto.
    Abraço.
    http://meupaginometro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros que existem! Muito boa sua resenha, me deu saudades.

    ResponderExcluir

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -