- Back to Home »
- Resenha »
- Resenha:O Caçador de Andróides - Philip K. Dick.
Postado por : Joathã Andrade
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Sinopse:
Ambientado em 2021, numa Terra em ruínas, o livro que, em 2008, completará 40 anos conta a história de Rick Deckard, um caçador de recompensas profissional, que recebe a perigosa missão de procurar e retirar do planeta um grupo de andróides de última geração, rebelado em busca de uma vida livre da servidão aos humanos como mão-de-obra do programa de colonização em Marte. Uma empreitada arriscada, na qual Deckard colocará em risco não só a sua vida, como também as suas crenças mais sólidas.
Resenha:
Depois de uma guerra conhecida como Terminus ,e quando o romance começa, ninguém sabe mais por que se deu ou por quem , a Terra se encontra em decadência, a maior porção de sua fauna e flora extinta, contaminada por altos níveis de radiação que inevitavelmente aleijam a todos. As pessoas são instigadas a partirem para colônias em Marte. A maioria o faz- mas uma pequena parte da população decide permanecer nas ruínas da Terra, mesmo sob o risco de serem eventualmente classificadas como “especiais”, eufemismo para retardadas, alcunha que sela o destino do seu portador, tornando-o um pária, alguém efetivamente fora da Humanidade por carregar genes indesejáveis.
Nesse mundo vive o anti-heroi da história, Rick Deckard, um caçador de recompensas profissional especializado em “retirar” androides orgânicos, os quais escapam periodicamente de Marte para a Terra, ansiando por uma vida de liberdades. Os primeiros droides eram de fácil detecção, mas conforme a tecnologia progrediu tornou-se mais difícil distingui-los dos humanos, especialmente dos retardados.Um método para identificá-los é o Teste de Empatia Voigt-Kampff, que visa a denunciar o caráter não humano dos andróides através de perguntas envolvendo temas sensíveis como torturas e estupros. Por serem incapazes de sentir empatia por outros seres, androides tendem a reagir com indiferença ou com respostas emocionais claramente fingidas. Decretada a artificialidade, aonde são presos e mortos ,e um teste em suas medulas ósseas é feitos para confirmar o caráter artificial.
Após o caçador de recompensas de maior prestígio do seu departamento ser aleijado por um Nexus-6 "o modelo andróide mais recente" enquanto tentava questioná-lo, Rick Deckard é incumbido de localizar e exterminar seis unidades do dito modelo. Com o farto pagamento, ele visa a comprar um animal; um animal de verdade.
"Em virtude da situação semi-inóspita em que a Terra se encontra, é um dever de todo cidadão possuir pelo menos um animal, alimentá-lo e mantê-lo saudável para a procriação. Deckard sempre quis um cavalo, mas não tinha condições de comprá-lo, então se contentou com uma ovelha - a qual morreu, um ano antes, de tétano, obrigando-o a optar por um artigo falso que impetuosamente mina a sua auto-estima."
Após um certo incidente no decorrer da história, Deckard se torna inseguro em relação ao papel que desempenha. Ele começa a questionar se existe uma diferença realmente significativa entre nós e os andróides, visto que aquilo que teoricamente nos separa deles a "empatia" se mostrava cada vez menos nítido. Afinal, se ele se mostrava indiferente para com os andróides que matava, no que ele se diferenciava de um típico andróides? E a partir do momento que sua atitude declina para o outro extremo, suas convicções se tornam frágeis, sendo fortificadas apenas com a assistência de Wilbur Mercer.



