Postado por : Joathã Andrade quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



[caption id="attachment_111" align="aligncenter" width="200"]O Hobbit O Hobbit[/caption]

“Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca ou vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.”

Sinopse:
                 Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.


Resenha:
                        Iniciei a leitura de O Hobbit com grandes expectativas, afinal eu já o tinha lido quando criança a agora novamente por motivos óbvios o filme esta próximo e queria relembrar algumas passagens esquecidas por mim ao longo do tempo , quando se é um grande fã da literatura fantástica, assim como eu, é impossível iniciar qualquer livro escrito por J. R. R. Tolkien de outra forma. Mas fui pego completamente desprevenido quando com apenas uma frase - “Numa toca no chão vivia um hobbit.” – fui completamente imerso na narrativa do autor. Em O Hobbit somos levados juntamente com Bilbo, Gandalf e uma comitiva de anões á uma completa expedição pela Terra Média na intenção de roubar o tesouro guardado pelo dragão Smaug, o Magnífico. E a cada cenário ou personagem que nos é apresentado durante a narrativa faz com que sejamos ainda mais imersos pela trama.

jrrtolkien
             Tolkien é sem duvidas  um verdadeiro mestre e ao ler seus livros fica clara a razão pela qual tantos autores têm como inspiração suas obras até os dias de hoje e, com toda certeza, por anos e anos a fio. Não é para  qualquer um ter a capacidade de criar um mundo tal qual o de Tolkien: único, instigante, maravilhoso, enfim, acho que já está mais que claro que adjetivos não irão faltar. A narrativa é feita em terceira pessoa de uma maneira incrivelmente apaixonante e bem humorada. Em diversos momentos o narrador ‘conversa’ com o leitor o que faz com que a narrativa flua facilmente durante todo o livro. Particularmente, sempre apreciei bastante tal estilo narrativo e acredito que este seja o diferencial de O Hobbit , o bom humor e a leveza presente em quase toda narrativa.


            “Foi bem nesse momento que Bilbo de repente descobriu o ponto fraco do seu plano. É muito provável que vocês já tenham percebido há algum tempo, e estejam rindo dele, mas não acho que teriam feito nem a metade em seu lugar.”

                      Inúmeros outros personagens, todos extremamente interessantes, também nos são apresentados durante a leitura. E, apesar de também ficar ávido por conhecê-los melhor, neste caso, admito que seria uma tarefa um tanto complicado fazer um aprofundamento maior de todos sem que o livro perdesse sua essência.

                    Terminei a leitura de O Hobbit sedento por mais, fato este que só serve para demonstrar a qualidade da obra. E fico extremamente feliz em saber que tenho muito mais a conhecer da Terra Média além do que me foi apresentado aqui.

Deixe seu comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -